A Agência Metropolitana de Transporte de Maputo está a trabalhar no desenvolvimento de uma solução local para o transporte misto de pessoas e passageiros, direcionada às zonas periurbanas e zonas rurais.

O projecto consiste fundamentalmente no desenvolvimento de uma carroçaria específica, para ser acoplada num chassis de um veículo, criando-se assim um meio de transporte mais robusto, versátil, seguro, adaptado às necessidades dos nossos passageiros, às condições de operação, de preço acessível e devidamente homologado pelas autoridades nacionais.

 

Para além disso, o projecto pretende trazer outras duas grandes inovações:

1. Pretende-se desenvolver uma viatura modular e flexível, que possa ser ajustada por cada operador às suas necessidades específicas, com várias configurações possíveis para transporte de cargas e passageiros, variando consoante o número de pessoas e a quantidade e tipo de cargas a transportar em dado momento;

2. A viatura incluirá serviços acessórios de valor acrescentado para os utentes, como carregadores para telemóvel e, possivelmente, internet durante a viagem.