Assinatura do Contrato de Concessão para Serviços Públicos de Transporte de Passageiro entre AMT e Buscor Maputo Matola Metro SAjpgAssinalou-se na manhã de hoje 15 de Março de 2024 o Contrato de Concessão para Serviços Públicos de Transportes Públicos de Passageiro na Área Metropolitana de Maputo, entre a Agência Metropolitana de Transportes de Maputo e a BUSCOR Matola Metrô, SA, um marco significativo na melhoria do sistema de transporte público na região.

Com a aquisição de 22 autocarros articulados, sendo que 20 deles estarão em operação e os outros dois serão mantidos como reserva técnica. São 6 rotas e irão operar nos seguintes trajectos:

 

Início da Formação de Formadores para o Transporte Público UrbanojpgNo contexto da execução do Projeto de Mobilidade Urbana da Área Metropolitana de Maputo (MOVE Maputo), teve início hoje, 30 de janeiro, na cidade de Maputo, o programa de Formação dos Formadores para o Transporte Público Urbano. O principal objetivo é fornecer aos operadores de transporte público urbano conhecimentos abrangentes sobre os principais sistemas mecânicos e elétricos aplicados aos veículos, bem como os respetivos princípios e modos de funcionamento.

image002No contexto do Projecto ComSSA para instalação de uma rede de estações de monitoria de qualidade de ar na área Metropolitana de Maputo decorreu a 26 de Janeiro de 2024, no Auditório do Complexo Pedagógico da UEM a Conferência da Qualidade de Ar, cujo o objectivo era de Buscar parceiros para sustentabilidade e ampliação da rede de monitoria de qualidade de ar. A cerimônia contou com a distinta presença do Presidente do Conselho de Administração da AMT, António Matos, e do Administrador do Pelouro Técnico da AMT, Armando Bembele, bem como representantes da Cooperação Espanhola, INAM, INS, AMB, AQUA, DINAB, entre outros parceiros.

image004No contexto da melhoria das infraestruturas de transportes públicos, o Município de Boane inaugurou, em 25 de janeiro de 2024, um Terminal Rodoviário de Passageiros. A cerimônia foi presidida pelo Senhor Presidente do Município de Boane, Eng. Jacinto Lapido Loureiro, participaram do evento, a AMT, Governo do Distrito de Boane, FEMATRO, Associação dos Transportadores de Boane, Gestores das Cooperativas e Empresas Municipais.
O Terminal de Transportes Públicos tem a capacidade de acomodar 60 autocarros e oferece uma estrutura abrangente, incluindo área coberta, sanitários públicos, um mercado municipal e uma bomba de combustível adjacente para abastecimento.

1b41da90 17de 4288 9901 beab2365d266O evento de lançamento dos dois programas decorreu na Vila de Boane, no dia 11 de Novembro de 2023 em Maputo Província, sob liderança do Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone e contou a presença do PCA da Agência Metropolitana dos Transportes, António Matos, do Presidente do Conselho Municipal de Boane, Jacinto Loureiro, da Coordenadora do Projecto MOVE Maputo, Fátima Arthur, Directora da AQUA, Anselmina Lipola, Director adjunto do INAM Mussa Mustafa, representante do Instituto Nacional de Saúde, Embaixada da Espanha entre outras figuras de destaque.