A Agência Metropolitana de Transporte de Maputo - AMT foi criada através do decreto nº. 85/2017 de 29 de Dezembro, pelo conselho de ministros como uma instituição pública com autonomia administrativa e financeira, visando planificar e gerir o sistema integrado de transportes nos municípios de Maputo, Matola e Boane, os Distritos de Boane e Marracuene e outros contíguos, na província de Maputo.

area metropolitana maputoA Área Metropolitana de Maputo é o maior centro urbano do país e, à semelhança de outras cidades de países em vias de desenvolvimento, tem conhecido um crescimento acelerado não só do seu parque automóvel como também em termos de população.

Este cenário, torna ainda mais complexa a gestão do nosso sistema de transportes públicos urbanos que deve ser mais eficiente, mais integrado, mais seguro e mais abrangente. De facto, as actuais viagens geradas por diferentes tipos de veículos, têm repercussões no congestionamento e no tempo de viagem, obrigando a procura de soluções inovadoras e ao desenvolvimento de mecanismos alternativos ao planeamento de transportes e à tradicional tentativa de adaptação da infra-estrutura pelo reajustamento da oferta à procura de tráfego.

Hoje, é fundamental que, na Área Metropolitana de Maputo (Maputo, Matola, Boane e Marracuene), o sistema de transportes esteja assente num planeamento integrado e coordenado, dado o profundo inter-relacionamento com as demais actividades económicas e sociais, devendo obedecer as directrizes do Plano Director de Mobilidade e Transportes para Área Metropolitana de Maputo (2013 - 2035), que não se compadece com intervenções de curto prazo.