Assinatura do Contrato de Concessão para Serviços Públicos de Transporte de Passageiro entre AMT e Buscor Maputo Matola Metro SAjpgAssinalou-se na manhã de hoje 15 de Março de 2024 o Contrato de Concessão para Serviços Públicos de Transportes Públicos de Passageiro na Área Metropolitana de Maputo, entre a Agência Metropolitana de Transportes de Maputo e a BUSCOR Matola Metrô, SA, um marco significativo na melhoria do sistema de transporte público na região.

Com a aquisição de 22 autocarros articulados, sendo que 20 deles estarão em operação e os outros dois serão mantidos como reserva técnica. São 6 rotas e irão operar nos seguintes trajectos:

 

  • TCHUMENE- PRAÇA DOS TRABALHADORES via N4;
  • MARRACUENE- CIDADE DA MATOLA via circular (nó de Tchumene), N4;
  • BOANE- PRAÇA DOS TRABALHADORES via Portagem (N4);
  • MATOLA GARE (ROTUNDA) - PRAÇA DOS TRABALHADORES via Portagem (N4), Machava, Socimol, KM15;
  • GUERRA POPULAR (ESCOLA SECUNDARIA ESTRELA VERMELHA) – GUERRA POPULAR (esquina com 24 de Julho) circulando nos dois sentidos via Modelo circular (P. Heróis, P. Combatentes, P. Juventude, EN1, Brigada, Av. OUA, Malanga, Av. Guerra Popular);
  • PRAÇA DOS TRABALHADORES (AV. 25 DE SETEMBRO) - PRAÇA DOS TRABALHADORES (AV. 25 DE SETEMBRO) circulando nos dois sentidos via Modelo circular (Av. Marginal, Costa do Sol, Albasine, nó de Zimpeto, EN1, Brigada, Av. OUA, P. 16 de Junho, Motor Care – Nissan, 25 de setembro).

Com esta parceria público-privada entre uma transportadora sul-africana e empresas municipais de Maputo e Matola abre-se um novo capítulo na mobilidade urbana na área metropolitana de Maputo. Este consórcio traz consigo a promessa de oferecer uma alternativa mais eficiente e moderna aos sistemas de transporte já existentes.

A formação dos motoristas encarregados de operar esses autocarros já foi concluída, preparando o terreno para sua entrada em funcionamento, prevista para breve. Essa medida é vista como mais uma solução para os problemas enfrentados diariamente pela população, como a sobrelotação dos transportes públicos, encurtamento de rotas e os longos tempos de espera.

Além de proporcionar um serviço mais eficiente, confortável e seguro aos passageiros, cada autocarro terá capacidade para transportar até 150 passageiros por viagem, aliviando as tensões existentes nos sistemas de transporte público atuais.

Estima-se que cerca de 13 mil passageiros possam ser transportados diariamente, o que certamente ajudará a minimizar os problemas de transporte durante os horários de pico.

À medida que esses novos meios de transporte entram em operação, espera-se que os encurtamentos de rota e as longas horas de espera nas paragens sejam reduzidos, proporcionando assim uma experiência mais fluida e eficaz para os passageiros que dependem do transporte público na Área Metropolitana de Maputo.