auma 2023A cidade de Lagos, na Nigéria, está a sediar a Segunda Assembleia Geral da Associação Africana de Autoridades de Mobilidade Urbana (AUMA) de 6 a 7 de novembro de 2023, Co-organizado pela Autoridade de Transportes da Área Metropolitana de Lagos (LAMATA) em colaboração com o Programa de Políticas de Transportes da África (SSATP).

Este encontro reúne autoridades de mobilidade urbana de toda o continente Africano para abordar desafios da mobilidade e acessibilidade da população que vive em grandes centros urbanos, visando fortalecer a governação do transporte urbano no continente. A AUMA é uma rede formal que visa facilitar a troca de conhecimentos e experiências relacionadas ao planeamento, coordenação, regulamentação, gestão e financiamento de sistemas de transporte urbano em África, com a meta de encontrar soluções inovadoras para os desafios únicos das cidades africanas em crescimento.

Fundada em 21 de Fevereiro de 2023, em Abidjan, Costa do Marfim, os membros fundadores nomearam líderes para o Comitê Executivo da Associação. É presidido pelo Director Geral do Conselho Executivo dos Transportes urbanos de Dakar (CETUD) do Senegal, Dr. Thierno Birahim. O Presidente é apoiado por três Vice-Presidentes, a saber, a Diretora da Autoridade Metropolitana de Lagos (LAMATA), Nigéria, Dra Abimbola Akinajo, pelo PCA da Agência Metropolitana de Transporte de Maputo (AMT), Prof. António Matos (Maputo, Moçambique) e pelo Director da Casa Transportes (Casablanca, Marrocos), Dr Nabil Belabed.

auma 2023 1

“Vemos esta reunião como uma oportunidade de unir nossos esforços e capacitar a criação de soluções inovadoras e personalizadas para os desafios únicos e complexos de mobilidade urbana que as cidades em rápido crescimento da África enfrentam", disse a Dra. Abimbola Akinajo, Directora da LAMATA.

O Dr. Thierno Birahim, Presidente do Comitê Executivo da AUMA e Director Geral do CETUD, enfatiza o significado desta assembleia. “A AUMA é mais do que uma associação; é um movimento dedicado a promover a inovação, a colaboração e o avanço político na mobilidade urbana em toda a África. Lagos, com sua dinâmica de transporte urbano multifacetada, oferece um cenário adequado para discutir, deliberar e projetar nosso caminho para um futuro onde a mobilidade não seja apenas acessível, mas também sustentável e equitativa.”

auma 2023 2