felimo 4Vista geral da FEiiMUNo passado 23 de Junho foi realizada a 4ª edição da Feira de Iniciativas e Inovação da Mobilidade Urbana (FEiiMU) nas instalações da Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo. Esta actividade é liderada pela própria AMT e pelo Observatório da Mobilidade e Transporte de Moçambique (OMT) e com o apoio do resto de parceiros da Semana de Mobilidade Sustentável.

A Feira é uma oportunidade de encontro e apresentação das últimas e mais consolidadas iniciativas do sector da mobilidade urbana na área metropolitana de Maputo.
Nesta edição participaram um total de 55 pessoas de 22 entidades e instituições do sector.
A Feira teve dois espaços principais. De um lado, a exposição das iniciativas nos seus stands e, de um outro lado, os paineis de discusão e apresentação. Ao mesmo tempo foi realizada uma mostra de fotografias de Mobilidade Activa ligada a uma iniciativa de ONU-Habitat e uma exposição de posters com mais iniciativas e pesquisas.

No primeiro painel foi discutido o novo contexto do táxi junto com a associação de Taxi “de praça” ATAXCIMA, a associação de Txopelas AMOTAXIM, a empresa VIVA Taxi e a nova empresa de aplicativo chamada Nitxove. Ao longo do debate foi evidenciada uma evolução e aproximação das abordagens tradicionais e as empresas de táxis por aplicativo como Viva Taxi. Ao mesmo tempo foi sentida certa tensão destes modelos frente aos novos operadores por aplicativos sem frota própria. A associação de Txopelas mostrou seu interesse por se consolidar e dignificar no sector e a vangatem da agilidade no tránsito que oferece em comparação com as viaturas de 4 rodas. (O audio deste painel esta disponível no link a seguir https://drive.google.com/file/d/1Ij5n2Bu6clChlIHZF3sGZo6yp1CzizxI/view?usp=sharing )

No segundo painel, a AMT e o INAM apresentaram sua nova rede de monitoria de Qualidade do Ar na área metropolitana de Maputo (QAAM) apoiada pelo projecto ComSSA da União Europeia e a Cooperação Espanhola. Também foi realizada uma breve visita guiada à estação móvel da rede que estava presente na FEiiMU.

Para fechar o dia o PCA da AMT, o Dr. António Matos, realizou o discurso de fecho da Semana da Mobilidade Sustentável e da própria Feira (o audio deste discurso esta disponível no link a seguir https://drive.google.com/file/d/1raT67YnW02ycOG5u2xZ74IHK0ORg0haP/view?usp=sharing )

 felimo 4 2023

  

Lista de Entidades participantes:

1. AECID, Cooperação Espanhola
2. AMEND, ONG internacional sobre Segurança Rodoviária
3. AMOTAXIM, Associação de Txopelistas de Maputo
4. AMT, Agência Metropolitana dos Transportes de Maputo
5. AMVIRO, Associação de Víctimas de Acidentes Rodoviários
6. ASF-ES, Arquitectura Sem Fronteiras-Espanha
7. ATAXCIMA, Associação de Taxeiros de Maputo
8. ATCM, Automóvel & Touring Clube de Moçambique
9. Autogás, Empresa de parceria público-privada sobre gás para automoção
10. AVSI, ONG italiana de apoio ao planeamento urbano
11. CEURBE, Centro de Estudos Urbanos
12. DMTT (CMMaputo), Departamento Municipal de Transporte e Tránsito de Maputo
13. INAM, Instituto Nacional de Metereologia
14. Jornal Positivo
15. MAXCOM, operador tecnológico do cartão FAMBA
16. METRAP-JICA team, projecto da cooperação japonesa e o Município de Maputo
17. Nitxove, novo aplicativo de táxis
18. OMT, Observatório de Mobilidade e Transporte de Moçambique
19. ONU-Habitat, programa das Naciões Unidas para as cidades
20. TV MEHUMA
21. Txapita, aplicativo de transporte
22. VIVA Taxi, operador de táxis por aplicativo