move maputo

Contexto

O Governo de Moçambique (GoM) está a impmentar o Projecto de Mobilidade Urbana da ÁreaMetropolitana de Maputo (MOVE Maputo), com o objectivo de melhorar a mobilidade e acessibilidade ao longo do corredor seleccionado na Área Metropolitana de Maputo. MOVE Maputo é financiado pelo Banco Mundial e implementado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC), sob a coordenação da Agência Metropolitana de Transportes (AMT).

 

Componentes do projecto

  • Componente 1: Fortalecimento Institucional e Regulatório do Transporte Urbano e Profissionalização da Indústria do Transporte Público (20 milhões USD)
  • Componente 2: Melhorias abrangentes no Transporte Público, através da construção de um sistema BRT – Transporte com Autocarros Rápidos (160 milhões USD)
  • Componente 3: Melhorias Abrangentes Para Acesso Seguro a bairros e Integração de Corredores, com a reabilitação de artérias importantes para a mobilidade, nas Cidades de Maputo e Matola (65 milhões USD)
  • Componente 4: Gestão, Monitoria e Avaliação do Projecto (5 milhões USD)
  • Componente 5: Resposta a Contingências e Emergências (sem alocação, a ser activado quando necessário). Este projecto incorpora no seus planos de actividade e investimento a resolução de assuntos transversais que negativamente impactam a mobilidade urbana, nomeadamente a elevada exposição e vulnerabilidade às mudanças climáticas, o crescimento de emissões de GHG no transporte urbano, a elevada poluição sonora, as desigualdades de género no acesso e qualidade de serviço de transporte urbano, e a segurança rodoviária de pessoas e veículos.


Beneficiários do projecto

  • Moradores e trabalhadores ao longo da área de influência dos corredores de transporte público seleccionados. O número estimado de beneficiários directos é estimado em 124.000 passageiros por dia do BRT e 95.000 cidadãos residentes nas áreas de melhorias viárias integradas nos bairros;
  • Mulheres e pessoas em situação de vulnerabilidade, incluindo pessoas com deficiência e estudantes;
  • Sector privado por via das melhorias no acesso aos actuais centros de negócios e empreendimentos
  • A Agência Metropolitana de Transportes e os municípios, pois irá melhorar a gestão, planeamento e implementação de serviços de transporte urbano modernizados, conhecimentos e competências adquiridos nos marcos regulatórios e institucionais, serviços de digitalização, financiamento urbano, inclusão universal e abordagens de mitigação e adaptação em infra-estrutura urbana e de transporte.
  • A nível operacional, as cooperativas e os operadores de chapa beneficiarão de uma melhor regulamentações e treino, com contractos fortalecidos e formalização dos chapas.

Baixe o MDR do Projecto MOVE