PHOTO 2025 04 05 10 16 10 2A cerimônia de encerramento da I Fase da Bolsa para Mulheres Motoristas, realizada no dia 3 de abril, foi um marco significativo no desafio de quebrar estereótipos e promover a diversidade no sector de transporte. A bolsa de estudos, que ofereceu cartas de condução para as categorias Pesados, Profissional e Serviços Públicos, beneficiou pelo menos 5 funcionárias de instituições como EMTPM, EMTB e ETM, abrindo novas portas e criando oportunidades para as mulheres nesse campo predominantemente masculino.

 

O evento não só celebrou os resultados alcançados, mas também reconheceu o esforço e a dedicação das participantes ao longo da formação. Durante a cerimônia, as participantes tiveram a oportunidade de demonstrar as suas habilidades, incluindo um passeio de autocarro conduzido por uma das motoristas formadas. Além disso, foi realizada uma mesa redonda que refletiu sobre os desafios da mobilidade urbana, criando um espaço para discussão e troca de ideias sobre como melhorar o sector e torná-lo mais inclusivo.

Este evento representa um avanço importante para a igualdade de género e o empoderamento das mulheres no setor de transporte, ao mesmo tempo que destaca a importância de diversificar as profissões e humanizar os serviços oferecidos à população.

𝐀 𝐛𝐨𝐥𝐬𝐚 𝐝𝐞 𝐞𝐬𝐭𝐮𝐝𝐨𝐬 𝐩𝐚𝐫𝐚 𝐦𝐮𝐥𝐡𝐞𝐫𝐞𝐬 𝐦𝐨𝐭𝐨𝐫𝐢𝐬𝐭𝐚𝐬 é 𝐮𝐦𝐚 𝐢𝐧𝐢𝐜𝐢𝐚𝐭𝐢𝐯𝐚 𝐩𝐫𝐨𝐦𝐨𝐯𝐢𝐝𝐚 𝐧𝐨 â𝐦𝐛𝐢𝐭𝐨 𝐝𝐨 𝐩𝐫𝐨𝐣𝐞𝐜𝐭𝐨: "Promoção da integração de género na gestão e operação da mobilidade metropolitana no Grande Maputo" 𝐢𝐦𝐩𝐥𝐞𝐦𝐞𝐧𝐭𝐚𝐝𝐨 𝐧𝐮𝐦𝐚 𝐩𝐚𝐫𝐜𝐞𝐫𝐢𝐚 𝐞𝐧𝐭𝐫𝐞 𝐨 Conselho Municipal de Maputo (𝐂𝐌𝐌), Agência Metropolitana de Transporte de Maputo (𝐀𝐌𝐓), Arquictetura Sem Fronteiras(𝐀𝐒𝐅 E) 𝐞 Área Metropolitana de Barcelona (𝐀𝐌𝐁) em estreita colaboração com os municípios da Matola e Boane.