661b2364 1eb1 489e 8f9e 61cae82b54fcO Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, procedeu no dia 11 de Abril corrente a inauguração do edifício de escritório do Projecto MOVE Maputo num evento que contou a presença de cerca de 30 convidados a destacar o Secretário Permanente Ambrósio Sitoe, Director Nacional de Transportes e Segurança – Fernando Ouana, Presidente do Conselho de Administração (PCA) da Agência Metropolitana dos Transportes, António Matos, Director Geral do Instituto Nacional de Meteorologia, Adérito Aramuji, representantes dos Municípios de Maputo, Matola, Matola-Rio, Boane e Marracuene, entre outros convidados.


O edifício reabilitado é constituído por 2 pisos com 6 compartimentos que irão albergar um total de 32 colaboradores da equipa técnica do Projecto e as Unidades Técnicas de Coordenação de Implementação do projecto. O edifício reabilitado está localizado no recinto do Instituto Nacional de Meteorologia.

6e2ae47e 4347 4202 9bae 6ad845716bc4Na sua intervenção, Amilton Alissone, recomendou o projecto a acelerar as actividades previstas com enfoque na conclusão do estudo de viabilidade técnica e financeira do projecto BRT (sistema de transporte de trânsito rápido) e dos desenhos detalhados de construção assim como do plano para a sua implementação.
O Vice-Ministro recomendou ainda a necessidade de se iniciar as obras de reabilitação dos traços previstos para o Município da Matola (Estrada entre o Bairro de Intaka, a partir da 1ª rotunda da Estrada Circular, e o Bairro Boquisso, Estrada entre o Bairro Mathlemele, a partir da 3ª rotunda da Estrada Circula e Estrada entre N1 e o Bairro de Khongolote), e no Município de Maputo (Avenida da ONU e Avenida 24 de Julho).

Além disso, Amilton Alissone, enalteceu o contributo do Instituto Nacional de Meteorologia e da Agência Metropolitana de Transportes por terem disponibilizado o edifício para o uso pelo Projecto e ao Banco Mundial na qualidade de financiador.
As obras de reabilitação do edifício iniciaram em Julho de 2023. Em finais de Março de 2024, o empreiteiro (M&T Empreendimentos) efectuou a entrega do edifício já reabilitado e apetrechado.

61fbb90d fc49 47b9 b2c3 51b69cca5d33Desde o início da sua implementação, em 2022, a equipa do Projecto de Mobilidade Urbana da Área Metropolitana de Maputo (MOVE Maputo) encontrava-se provisoriamente a funcionar nas instalações do Ministério dos Transportes e Comunicações (MTC) e na Agência Metropolitana de Maputo (AMT).
O Projecto MOVE Maputo é implementado pelo Ministério dos Transportes e Comunicações e a Agência Metropolitana de Maputo, em colaboração com os Municípios de Maputo, Matola, Boane e recentemente os novos Municípios de Marracuane e Matola-Rio.
A iniciativa visa melhorar a mobilidade e acessibilidade ao longo de corredores selecionados na Área Metropolitana de Maputo através da introdução de um sistema de Transporte com Autocarros Rápidos designado por BRT

Nesta fase, o corredor selecionado para o sistema de transporte BRT compreende um troço segregado de 22 km que se estende desde a Baixa da Cidade de Maputo até à Praça dos Combatentes, Praça da Juventude até à Rotunda Missão Roque. Posteriormente, em vias não segregadas com uma extensão de 39 km, ligará Missão Roque até Albazini, Zimpeto, Zona Verde, Matola Gare e Marracuene.

O projecto inclui outras componentes tais como Fortalecimento Institucional e Regulatório do Transporte Urbano e Profissionalização da Indústria do Transporte Público; Melhorias Abrangentes Para Acesso Seguro a bairros e Integração de Corredores, com a reabilitação de artérias importantes para a mobilidade, nas Cidades de Maputo e Matola; Gestão, Monitoria e Avaliação do Projecto.

Vice Ministro dos Transportes e Comunicações Inaugura o Edifício de Escritório do Projecto MOVE Maputo