1b41da90 17de 4288 9901 beab2365d266O evento de lançamento dos dois programas decorreu na Vila de Boane, no dia 11 de Novembro de 2023 em Maputo Província, sob liderança do Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone e contou a presença do PCA da Agência Metropolitana dos Transportes, António Matos, do Presidente do Conselho Municipal de Boane, Jacinto Loureiro, da Coordenadora do Projecto MOVE Maputo, Fátima Arthur, Directora da AQUA, Anselmina Lipola, Director adjunto do INAM Mussa Mustafa, representante do Instituto Nacional de Saúde, Embaixada da Espanha entre outras figuras de destaque.


O Sistema de Controlo de Ar inaugurado insere-se no âmbito da Gestão Atmosférica e terá a função de controlar agentes poluentes no ar. Trata-se da primeira estação que permitirá ao Governo manter o controlo dos níveis de poluição do ar para reduzir doenças e os impactos das mudanças climáticas, através da recolha de dados.

36f18bcb 2645 47e1 a2db 14f27460c0e6“A implementação do Projecto de Monitoria de Qualidade de Ar expressa a consciência e o compromisso de contribuir na implementação da agenda global da preservação do meio ambiente. Como o Sector dos Transportes e Comunicações tutela igualmente o ramo da Meteorologia, é nossa responsabilidade trabalhar em prol de um ambiente menos poluído” avançou o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações.

Em termos práticos, os equipamentos montados vão fornecer, em tempo real, dados sobre as concentrações de diversos poluentes, como o material particulado, o dióxido de nitrogênio, monóxido de carbono, ozônio e dióxido de enxofre, incluindo a poluição sonora, informação essa que é fundamental para a tomada de decisões informadas para mitigar o impacto da poluição nas nossas comunidades.

92dcfea2 f05e 4c24 b95e 584e6909adbb“A luta contra as alterações climáticas e a degradação ambiental começa com uma compreensão precisa dos desafios que enfrentamos. Os equipamentos cuja instalação assinalamos hoje são uma ferramenta essencial para a construção de uma sociedade informada sobre a poluição atmosférica da área metropolitana de Maputo,” disse o Vice-Ministro.

Nos municípios de Maputo, Matola, Boane e Marracuene, foram montados um total de dez estações fixas e uma Móvel.

“Reconhecemos o impacto deste projecto na promoção da consciência e responsabilização ambiental. Ao tornar públicos os dados sobre a qualidade do ar que respiramos, capacitamos os cidadãos e as comunidades para se envolverem activamente nos esforços para a redução da poluição ambiental”, finalizou Amilton Alissone, Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações.

No mesmo evento, o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações lançou o Programa de Formação dos Formadores para o Transporte Público urbano com objectivo de proporcionar um programa de formar os formadores, que apoiarão um programa de formação mais abrangente e mais longo para competências profissionais de nível básico e médio e a certificação necessária para operar e gerir uma empresa de autocarros (transportes de Passageiros), visando o pessoal dos operadores de autocarros existentes, públicos e privados.


Programa de Formação dos Formadores Para o Transporte Público Urbano

a4005793 aec7 465d ba4c 5bc3d622a59cA Agência de Transportes Metropolitanos de Maputo (AMT), através do Projecto MOVE Maputo, lançou o programa de formação dos formadores para o transporte público urbano com o objectivo de assegurar que os operadores tenham as competências necessárias para desempenhar correctamente as suas funções e forneçam melhores serviços aos passageiros. É nesse contexto que foi lançado em Boane, pelo o Vice-Ministro dos Transportes e Comunicações, Amilton Alissone, o programa “Formar os Formadores" para o Transporte Público Urbano.

Conforme avançou a Coordenadora do Projecto MOVE Maputo, Fátima Arthur, o início da formação dos formadores está previsto para finais de Janeiro de 2024 cujas as áreas de formação estão estruturadas em duas categorias. A primeira categoria consiste na formação e certificação de condutores, cobradores de bilhetes e inspectores de operações no local de veículos de transporte público. A segunda categoria vai consistir na formação e certificação de gestores e administradores de empresas e associações de transportes públicos urbanos.

d20634db 430c 412a 9b33 31d693576da0

Especificamente, a primeira categoria (nível A) visa a formação de motoristas de chapa, motoristas de autocarros, cobradores de semi-colectivos e autocarros e inspectores de operações de autocarros no local. Os módulos a serem ministrados para a formação de formadores do nível A são: conhecimentos de mecânica básica, aptidão para a condução defensiva, competências de comunicação, conhecimentos de primeiros socorros e conhecimentos da tecnologia dos transportes públicos.

Assim, estes módulos qualificarão 24 instrutores de condução nestas disciplinas. Posteriormente estes instrutores de condução, tornar-se-ão conferencistas para o pessoal dos operadores de autocarros existentes em Maputo.

Relativamente à segunda categoria (nível B), constituem o público-alvo os gestores administrativos, financeiros e de compras, Gestores de contratos de serviços, gestores comerciais, de comunicação e de atendimento ao cliente e Inspectores de qualidade em operações de autocarros. São módulos do nível B os seguintes: gestão do transporte, operações de transporte público, manutenção de veículo, apoio ao cliente, marketing e comunicação no domínio dos transportes, condução económica e segurança dos transportes.

Lançamento o Projecto de Monitoria de Qualidade do Ar na Área Metropolitana de Maputo e o Programa de Formação dos Formadores para o Transporte Público Urbano

Estes módulos qualificarão 12 instrutores de condução nestas disciplinas mencionadas. Os instrutores de condução tornar-se-ão, depois, conferencistas para o pessoal dos operadores de autocarros existentes em Maputo.
De referir que a identificação destas competências a serem criadas e certificadas em operadores licenciados para operar transportes públicos na Área Metropolitana de Maputo, resulta de estudos realizados pela AMT, em parceria com a Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP), e a Autoridade para a Mobilidade e Trânsito no território de Portugal e ilhas (AMT-P).