pmus2021 Começou na primeira semana de fevereiro, uma grande campanha de recolha de dados sobre a mobilidade na área metropolitana de Maputo.

Durante um mês e meio, 100 inquiridores vão realizar vários tipos de entrevistas, contagens e observações, para compreender melhor o contexto da Área Metropolitana de Maputo e contribuir para a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS) da Área Metropolitana de Maputo.

 

Porquê um inquérito à mobilidade?
A Agência Metropolitana de Transporte de Maputo (AMT) iniciou a elaboração do Plano de Mobilidade Urbana Sustentável (PMUS), com a ajuda da AFD, para melhorar as condições de mobilidade na Área Metropolitana de Maputo. Identificar medidas públicas exige um conhecimento detalhado dos hábitos de viagem dos habitantes.

Porquê estaria eu a ser interrogado?
Centenas de domicílios serão selecionados aleatoriamente, assim como, os condutores dos carros, e utilizadores dos autocarros e chapas, para serem entrevistados. Os moradores e utilizadores serão entrevistados relativamente às respectivas viagens, hábitos e opiniões. Assim, todas as pessoas entrevistadas vão constituir uma amostra representativa de todos os residentes da Área Metropolitana de Maputo.

Porquê estaria interessado no inquérito?
O inquérito centra-se nas deslocações diárias dos residentes. O seu principal objetivo é conhecer as práticas de viagem, a utilização de diferentes meios de transporte e opiniões sobre os transportes. Assim, fornecerá às autoridades competentes informações que ajudarão a decidir sobre as melhorias nos transportes públicos, nas condições de tráfego, estacionamento, e infraestruturas de transporte em geral e, na Área Metropolitana de Maputo.

É útil para mim, responder?
Sim, porque independentemente da sua idade, se vive sozinho ou como casal, se é estudante, reformado ou actualmente desempregado, de uma forma ou de outra, desloca-se na Área Metropolitana de Maputo. E mesmo se viaja pouco, é importante saber, e ter a sua opinião sobre os transportes. Todos são importantes, mesmo as situações particulares, pelo que, é muito importante responder ao questionário!

O questionário é intrusivo?
Não, e fique tranquilo: os inquiridores estão sujeitos ao sigilo profissional. As suas respostas são apenas para fins estatísticos. Serão analisados de uma forma completamente anónima!

No final, estes dados anônimos serão disponibilizados, ou seja, serão acessíveis a todos os que querem conhecer melhor as práticas de mobilidade na Área Metropolitana de Maputo, e desenvolver projetos ligados à mobilidade urbana.

A campanha de recolha de dados prossegue!

Os 100 estudantes da Universidade Eduardo Mondlane contratados já entrevistaram 675 Agregados familiares
Aos poucos, os resultados permitirão definir um primeiro diagnóstico, mas ainda fica muito para ser feito até ao ao mês de Março.

Agradecemos a sua disponibilidade em responder aos inquiridores! Até breve!

Agradecemos antecipadamente a sua disponibilidade em responder se for contactado pelos nossos inquiridores!

 

100 inquiridores

(estudantes da Universidade Eduardo Mondlane)

42 dias de investigação

Mais de 5 000 famílias entrevistadas

Cerca de 22 500 entrevistas

 

pmus cartaz